quarta-feira, 22 de março de 2006

Postado por Nany às 3/22/2006 12:03:00 da tarde
Já fiz a análise ao cariótipo (conjunto de cromossomos característicos de uma espécie e também Avaliação dos cromossomos para número, tamanho e forma. Anormalidades podem gerar abortos recorrentes, amenorréia primária e baixo número de espermatozóides). Agora é esperar 3 semanas pelo resultado que vai directamente para o médico, o maridinho só vai fazer no Sábado.
Estar 3 semanas à espera do resultado já é muito tempo, e mais ainda ter de esperar para falar com o médico é muito chato....queria saber o resultado mais cedo, ficava mais descansada e menos ansiosa.
Pelo que li é uma análise importante, dela se calhar depende uma nova aproximação ao problema e quem sabe outro tipo de tratamento. Claro que estou ansiosa para começar a nova IIU, mas sinto esta análise como se tivesse uma espada em cima da cabeça à espera de cair em qualquer altura. Espero que não receba nenhuma desilusão, Deus que me proteja e não permita que isso aconteça a nenhum de nós os dois.
Descobri esta informação que achei bem simples, para os leigos como eu, neste site mutacoes.tripod.com/ cariotipohumano.htm:

CARIÓTIPO HUMANO

Nas células somáticas humanas são encontrados 23 pares de cromossomas. Destes, 22 pares são semelhantes em ambos os sexos e são denominados autossomas. O par restante compreende os cromossomas sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y. No sexo feminino existem dois cromossomas X e no masculino existem um cromossoma X e um Y.
Cada espécie possui um conjunto cromossómico típico ( cariótipo ) em termos do número e da morfologia dos cromossomas. O número de cromossomas das diversas espécies biológicas é muito variável. A figura abaixo ilustra o cariótipo feminino humano normal:


PS: Gostei deste site, tem um glossário interessante e bem simples: http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/glossari.htm, só tenho pena de neste momento não ser possível ver mais coisas pois estão Em Remodelação. Mas volto lá depois, me aguardem.

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez