terça-feira, 21 de setembro de 2010

Não costumo ter 2 post num dia, mas isto interessa-me e gostaria de partilhar

Postado por Nany às 9/21/2010 11:01:00 da manhã
Mário Cordeiro frisa precisamente a quantidade de relatos de pais que se queixam de distúrbios nos filhos a quem é imposto o abandono da sesta. “As crianças ficam com birras, cansadas e tristes, ao fim da tarde, que é a hora em que deviam estar disponíveis para estar com os pais, brincar em casa e serem cuidadas”.

Eu tenho um filho que não gosta de dormir, que demora a adormecer, que já não bebe leite em casa à conta das birras para dormir, que, que, que.
No entanto sou contra a ideia de que para o ano, na sala dos 4 anos as crianças não dormem, nem sequer têm catres caso eles estejam cansados.
Tenho receio que aconteça exactamente isto, ele adormeça sem que conseguir usufruir do tempo em família. Que pense que vive na escola como o diz a mãe de uma menina no texto, que apenas conheça os pais ao fim-de-semana. Tenho a sorte de sair às 17h, mas vou buscá-lo perto das 18h e porquê? Porque antes adianto o jantar e tento fazer alguma coisa em casa, ou compras mais rápidas para que quando estamos juntos ao fim do dia estejamos juntos relamente, para brincar em casa, na rua, para ler, ver tv, o que ele quiser. São aqueles momentos a dois, antes do jantar, em que partilhamos um bocadinho do dia, em que tento saber se correu tudo bem, o que fez, o que comeu. Dar-lhe a atenção que acho que ele deve e merece ter. Posso fazer mal mas não quero ir buscá-lo e dizer-lhe senta-te a ver tv ou brinca sozinho que tenho o jantar a fazer, se me atraso por qualquer razão fazemos sempre a dois, mas não é o mesmo, a minha atenção não está toda nele e ele quer mexer sempre onde não deve (tipo cortar as coisas sozinho).
O que preocupa não é deixar a sesta, é acontecer o que já ouvi mães contarem, os miúdos adormecem em cima das mesas de tarde, à noite ao jantar, andam birrentos e ficam mais vezes de castigo.
Não poderiam levar a coisa mais calmamente? Sei que na primária não se dorme a sesta, mas podiam fazê-lo aos 5 anos ou de forma mais gradual. Quem quer dormir tem onde, quem não quer tem onde brincar e/ou fazer activades. Mas isto sou seu que digo.

6 comentários:

Blog da Maggie on terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 11:35:00 WEST disse...

na escola das minhas funciona assim!
A Madalena já não é obrigada a dormir a sesta mas porque tem sono dorme,mas há meninos da sala dela que já não dormem!

Mil beijinhos
Maggie

. on terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 15:04:00 WEST disse...

Na escola da minha Princesa só na sala dos 5 anos deixam de dormir, e é como diz a Educadora... " E é só porque os tenho que preparar para o 1º ciclo, se não dormiam também!Ficam tão mais calminhos!"

Jokas e calma tudo vai correr bem, nós somos Super Mães!

Lebasiana on terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 16:10:00 WEST disse...

entao e se os miudos forem sócios daquele clube da sesta?! ah?! ;)

beijocas (o meu esta aqui a dormir na minha perna!)

Dinastia FilipiNHa on quarta-feira, 22 de setembro de 2010 às 11:59:00 WEST disse...

Pois, também acho um absurdo não deixarem as crianças dormir. A Mariana já mostra sinais que abandonar a sesta, muitos dias já não dorme. Mas no colégio, se tem sono, dorme!

Beijinhos

persiana disse...

Concordo contigo!
Nos JI dos publico não há sesta por falta de condições das escolas, daí ter saído a lei da proibição da mesma!
No privado fazem como decidir a instituição! Na escola do meu a sala é mista dos 3 aos 6 anos e dorme a sesta quem quer, por norma só retiram a sesta aos 5 (idade pré-escolar), mas se um dia sentirem que o menino precisa de descansar deixam-nos dormir!
bjs

Ruby on quarta-feira, 22 de setembro de 2010 às 22:31:00 WEST disse...

Aqui a partir dos 3 anos já nao dormem a sesta, o que significa que muitos deles quando chegam a casa aterram assim sem mais nem menos.
Mesmo que eles queiram dormir nao têm condiçoes para tal.

significa que para o ano que vem a Ines já nao vai poder dormir a sesta.

bjs

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez