quarta-feira, 27 de junho de 2012

A vida social dele(s)

Postado por Nany às 6/27/2012 11:02:00 da manhã
Um dia destes o Pedrocas teve uma visita para jantar, uma amiguinha da creche, que está com ele desde a sala dos bebés. Já tinhamos tido a visita de uma amiga mais velha, com quem costuma brincar na rua, mas tirando as festas de anos, esta foi a primeira visita.
Engraçado foi ver a relação entre eles. Ele sempre a querer mostrar tudo, ela como menina, mais calma e curiosa aos pormenores.
A Sarita entretanto não percebia nada do que se estava a passar, mas gostava dos beijinhos extra.
Mesmo sendo durante a semana, mesmo a casa estando caótica (lá por casa, durante a semana só se fazem as camas, limpam-se os wc e arruma-se a cozinha quando os miudos dormem, o resto é no fim de semana), ele gostou tanto, ficou tão feliz que só me pergunta quando a amiga pode voltar, quando outros amigos podem lá ir.
Para mim foi uma experiência também, não sei nada destas coisas, mas pretendo que os meus filhos cultivem amizades dentro e fora de casa, que os amigos deles se sintam bem vindos. Para mim, conhecer os amigos dos meus filhos é importante, saber com quem eles andam é importante. É que se agora, que têm 5 anos e 19 meses, somos nós que os controlamos, que deixamos ou não a casa de A ou B, com o crescimento isso deixa de acontecer, e se não fizeremos os amigos sentirem-se bem vindos lá em casa, para jantar, lanchar, brincar, fazer trabalhos da escola ou simplesmente jogar computador, ver filmes, etc, eles vão fazê-lo onde? E com quem?
Também sou daquelas mães chatinhas que quer conhecer os pais dos amigos. Saber mais ou menos onde moram, quem são. Sei que não será fácil, mas também estou disponível para me dar a conhecer aos outros pais. É que se eu sou galinha com os meus, de certeza que outras galinhas e galos existirão.
Uma coisa que me fez extrema confusão, com aquela amiguinha com quem costuma brincar na rua, e que mora dois prédios a seguir ao meu, foi a menina ter 7/8 anos, ir jantar a casa de um desconhecido, eu dizer-lhe que tinha de perguntar à mãe, a mesma mãe acenar que sim de longe, sem falar comigo, não se preocupar em saber onde moro (conhece-me de estar na rua com os meus miudos), eu ir levar a miuda a casa e ela dizer-me que não valia a pena, que a filha podia e sabai andar sozinha. Sozinha? De noite? Uma miuda com 7/8 anos? Isto sim, é para mim algo difícil de digerir.
Mas eu digo sempre, sou despreocupada, gosto de os ver brincar, de testar, de aprender mas.......em segurança, onde eu vos veja, sabendo onde e com quem estão, de quando a quando e a fazer o quê. Assumo, mãe-galinha, podem chamar-me assim que eu deixo.

4 comentários:

Pérola on quarta-feira, 27 de junho de 2012 às 11:22:00 WEST disse...

Compreendo-te Nany. mas, infelizmente, passa-se tanta coisa longe da vista dos pais.
Também faço questão de conhecer os pais e ter a sua permissão,mas são a minoria.
Aproveita enquanto controlas tudo.
Quando chegarem a uma idade mais independente, nem imaginas as saudades.
Posso parecer repetitiva, mas o tempo passa depressa demais, pode não parecer, mas passa, passa!

Um beijo.

Tia São disse...

Sou como tu! E complica-me com o sistema nervoso pais que são demasiado liberais, soltos, permissivos, numa idade em que ainda deviam andar a controlar tudo... está certo que temos de os ensinar a ser independentes, temos de estimular a sua autonomia e tudo o mais, mas há um tempo para tudo! E mesmo quando chegar a idade haverá limites! Pelo menos cá em casa... se vão ser ou não respeitados, essa já é outra questão, mas não tenho dúvidas nenhumas que os limites vão existir porque eu vou criá-los! :-)

Dinastia FilipiNHa on quinta-feira, 28 de junho de 2012 às 13:14:00 WEST disse...

Também sou assim. Preocupada, presente e a querer saber o mais possível. Não é isso que é ser mãe?

Acho fantástico receber as amigas das minhas filhas lá em casa e deixá-las ir a casa das amigas mas eu tenho que saber tudo. De outra forma como poderia deixar?!

E tens toda a razão, começando cedo, os amigos dos teus filhos vão sentir-se bem-vindos na tua casa. Comigo (enquanto filha) foi sempre assim, por isso os meus pais sempre conheceram todos os meus amigos.

Beijinhos

Rita on quinta-feira, 28 de junho de 2012 às 13:31:00 WEST disse...

7 anos é a idade da Margarida e eu jamais a deixaria a brincar sozinha na rua quanto mais ir jantar a casa de alguém que eu não conhecesse! Eu nestas coisas sou demasiado protectora, mas esta situação que relataste é, na minha opinião um bocadinho demais!

Quanto ao resto: mil vezes ter a casa cheia de miúdos do que os ter a eles a brincar em casa dos amigos. É verdade que o sossego sabe-me bem, mas também é verdade que o meu coração não está sossegado. Talvez quando forem mais velhinhos :)

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez