quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como é que lhe explico isto?

Postado por Nany às 1/30/2013 10:55:00 da manhã
Agora, mais do que acontecia, quando vou buscar os miudos encontro à saida algumas pessoas que vão ao banco alimentar e de roupa da IPSS que pertence à creche onde os meus filhos andam, o Pedrocas pergunta-me se essas pessoas são os pobrezinhos.
Ora, ele sabe que a roupa e a ajuda alimentar é para ali que vai. Quando fazem campanhas de brinquedos, de papel, seja do que for, qual é a finalidade. Eu tento explicar-lhe que nós não somos ricos, que não podemos comprar tudo, que não se deve estragar, esbanjar, que temos e devemos poupar.
Ele já sabe que não se chamam os idosos de velhos, mas de idosos ou de Sr X ou Srª Y. Essa parte já começou a chegar àquela cabecinha e a entrar no sistema.
No entanto, como é que eu lhe explico que não são pobrezinhos, mas sim, pessoas que por uma ou outra razão neste momento estão a passar uma fase complicada na vida?
O que eu não quero é que ele não confunda pobrezinhos com coitadinhos. É que uma pessoa pobre, ou com menos dinheiro na carteira não é uma coitadinha.
Como é que lhe explico isto? Como é que lhe faço entender a diferença?

3 comentários:

Bonitinha on quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 às 13:48:00 WET disse...

Já ouviste falar do livro a crise explicada às crianças? Pode ajudar como se desenrascar destas perguntas.
Beijinhos

Nany on quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 às 14:54:00 WET disse...

Não, nunca ouvi falar. Obrigado pela dica. Vou investigar :)

Mariposa Colorida on quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 às 15:12:00 WET disse...

Nisso tive sorte...no infantário explicaram-lhes a crise da forma que tiveram como mais pedagógica e elas lidam bem com isso. Mas eu acho que deves explicar mesmo da forma como descreveste: que são pessoas que, neste momento não conseguem comprar comida e roupa porque não têm como ganhar dinheiro, porque há falta de trabalho!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez