sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fotos deles

Postado por Nany às 9/11/2015 08:00:00 da manhã
Por vezes tenho fotos deles para partilhar, para ilustrar ou só porque sim.
Porque gosto, porque não vejo mal nenhum nisso, porque são apenas fotos de uma criança sem nada mais de identificativo. Porque nem sempre são assim tão actuais, porque não estão despidas. As vezes publico, outras ficam paradas.
No início, com o nascimento do mais velho publicava muitas fotos dele, menos depois dela e quase nenhuma do mais novo. Se em relação ao mais velho é necessário mais cuidado porque ele já tem feições mais definidas, ela já vai começando a ter, o mais novo muda de dia para dia.
Mas o que me faz parar, o que me faz pensar, não é nada mais do que algo que nem sei explicar bem.
Não considero que fotos simples sejam prejudiciais. As más são as que mostram tudo da vida da criança, em que escola anda, que horários tem, o nome completo deste e daquele.
Os meus filhos têm nome, não são o 1,2,3. Às vezes o mais velho, o mais novo, a do meio. Mas têm nome como eu. E não me chamo Nany, óbvio, chamo-me Ana - prazer em conhecer-vos.
Sinceramente, acho estranho quando somos tão picuínhas com coisas muito simples, mas adoramos ver sites com fotos e mais fotos de crianças. Se é preciso cuidado? Claro que sim, mas para mim o maior cuidado está na educação.
Aquela velha legalenga dos nossos pais: "não fales com estanhos", " não aceites nada de estranhos" e "não vais a lado nenhum com um estanho", são bem mais importantes.
Vídeos onde mostram a simplicidade com que uma criança é enganada, esses assustam-me muito (tal como este).
Se vou publicar mais fotos deles? Talvez, não sei. Mas se o fizer é preservando ao máximo a sua intimidade e privacidade (e não me fazem mossa as fotos em que se vê uma criança pela 1ª vez no bacio ou sanita, daquelas, onde apenas se vê uma criança sentada).
Sei, que em alguns casos, os tribunais já têm decretado a proibição de publicação de fotos de crianças nas redes sociais. Não concordo nem deixo de concordar, aliás, não conheço o que esteve por detrás da proibição, por isso não poderei dar uma opinião sincera.
Serei demasiado ingênua? Não sei, talvez, ou então seja porque sei que aquilo que aparece escrito naõ é, nunca poderia ser, a totalidade da vida de alguém. Nem mesmo as biografias. O que aparece é apenas o que se quer escrever, que seja escrito.

2 comentários:

Blog da Maggie on sexta-feira, 11 de setembro de 2015 às 10:28:00 WEST disse...

Eu também já evito colocar fotos delas com a cara bem visível mas não por medo. Não as coloco nuas, não as coloco em frente de casa onde se lê o numero da porta, também não as coloco em frente á placo do colégio. As fotos em que estão visíveis em locais conhecidos são colocadas depois de lá termos estado …
Também aposto mais nessa formação do NÃO FALES CO ESTRANHOS, NÃO SE ABRE A PORTA DE CASA SEM UM ADULTO, NUNCA SE SAI DE PERTO DOS PAIS, …

Bjos

Maggie

Raquel Ribeiro on sexta-feira, 11 de setembro de 2015 às 22:15:00 WEST disse...

Também deixei de publicar... Não por mim, mas pelos outros! ! Nunca na vida coloquei uma foto que o envergonhasse é muito menos que o identificasse no blog. Hoje em dia toda a gente vê maldade em tudo e eu não estou para me aborrecer... Até no facebook para amigos já poucas fotos partilho...
Fotos de crianças em revistas e na net não faltam! E na TV tb! Não entendo porque anda tudo com medo ?!?
Enfim... Educação é muito importante!

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez