segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Uma dúvida que tenho - Escola

Postado por Nany às 9/14/2015 02:51:00 da tarde
Ainda este ano lectivo não começou e já estou a pensar no próximo.
A minha miuda faz anos em Novembro, e como tal, a matrícula dela será aceite com vaga condicionada.
Este ano, miudos nascidos em Outrubro não tiveram vaga no agrupamento.
Não sei que faça, não sei que pense. Sei que tenho 1 ano para pensar nisso, para falar com a educadora sobre esse assunto, para ver se ela está preparada ou não...mas:
- se ela entrar e eu andei este ano da pré-escola a dormir e não "puxei" por ela o suficiente?
-se ela não entrar e eu andei este ano a  "puxar" por ela desnecessariamente?
-se ela não entrar e todos os amigos sim, a gestão dos sentimentos será complicada, até porque ela é das mais pequenas da sala (em altura e em idade) e sente-se inferiorizada?
-se ela entrar mas depois ficar numa turma de miudos "avançados" e ela andar a nadar e chumbar por isso?
-se, se se.....
Alguém cujo filho teha estado nesta situação?
Alguém na área do ensino?
Será que me estou a preocupar muito com demasiada antecedência?
Por favor, digam de vossa justiça.

Eu sei, que a posso colocar noutro agrupamento, mas tenho um problema com isso - ATL. Aquele que dá apoio ao mais velho é para nós o ideal em relação ao tempo, preço, descanso porque em alturas de greve, interrupções lectivas etc eles ficam lá. Sei que muitas vezes reclamo, mas também sei ver as coisas boas.
Escola particular não dá, não temos como suportar 1 ano lectivo numa escola particular.
Também a poderia por na pré da escola primária (a esta altura já não tem vaga), mas não tenho boas referências do mesmo, além disso os horários não são compatíveis com os nossos.
Sim, estamos um pouco condicionados.
 

3 comentários:

Unknown on segunda-feira, 14 de setembro de 2015 às 18:36:00 WEST disse...

Pois não sei que te diga. As minhas são de Março, entraram sempre no ano correspondente. Mas talvez o ATL não seja uma má ideia.

Raquel Ribeiro on quinta-feira, 17 de setembro de 2015 às 23:41:00 WEST disse...

Eu cada vez mais acho que os miúdos vão cedo demais para a escola. O meu é do setembro e portanto estava no limite. Na turma tem crianças condicionais é claramente nota-se a diferença, especialmente em maturidade. Eu apercebo-me disso no meu em relação aos mais velhos, de janeiro a abril, por exemplo, imagina a diferença para os de novembro e dezembro!? Netas idades uns meses fazem diferença! Eles até podem ser muito bons alunos, mas isso não é tudo.
A educadora deu a sua opinião, quase sempre pra ficarem mais um ano no pré-escolar, mas a maior parte dos pais ignora quando isso significa "atrasar" a criança! Enfim...não entendo! As crianças precisam de brincar! Para quê tanta pressa???
Na sala dele existe também uma menina de dezembro, de 2006, exatamente porque a mãe nem ponderou que ela fosse para o 1º ano com 5 anos e fizesse todo o 1º período sem fazer os 6. Ela diz que foi a sua melhor decisão.

Como professora digo-te que mais tarde continua a notar-se as diferenças de maturidade, no 2º e 3º ciclo. Daí as retenções!
Mas só vocês em conjunto com a educadora podem pensar nisso..

Bjs

Magda on sábado, 3 de outubro de 2015 às 22:42:00 WEST disse...

Pois os meus tb não fazem parte dos condicionais, são ambos ali do meio do ano. Acho que quando fazem assim mais tarde, realmente mais vale esperar mais um aninho.

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez