quarta-feira, 16 de março de 2016

As horas que passam na escola

Postado por Nany às 3/16/2016 02:41:00 da tarde
Devido ao meu horário de trabalho, os meus miudos entramna escola às 8h da manhã e só saiem por volta das 18h/18h30.
São 10h mínimo, de segunda a sexta.
Mais que as horas que eu passo no trabalho.
Mais do que deviam.
Mais do que merecem.
Digo passam na escola, porque nem todas são de aprendizagem. Ficam lá à espera que os vão buscar: eu ou o pai. E depois natação, futebol e o mais novo para casa. Sempre a contra relógio porque são horas de ir para a escola, para jantar, tomar banho, ir para a cama que amanhã têm de acordar cedo.
E as horas de brincar? E as horas de nada fazer em família a não ser criar laços familiares? E as horas de os aproveitar enquanto crianças, enquanto bebés, enquanto seres em formação?
Qual formação? A que a escola e professores dão durante 10h? E eu, quantas dou?
Que papel fica para os pais? Condutores para as actividades extra? Controladores dos trabakhos de casa? Chatos que mandam levantar, comer, correr, tomar banho e despachar porque estamos [sempre] atrasados?
E os fins de semana de quem tem uma casa de família para cuidar? Compras a fazer? Roupa para tratar?
E as festas com os amigos? E as idas a casa dos amigos? E o resto da família que também aparece e senta no sofá?
Passam horas na escola. Vão para aqui, para ali. Têm de se preparar para isto e aquilo. Têm de isto e aquilo, mas ser crianças não têm?
E as outras crianças, as que por alguma razão têm condicionalismos vários, que além disto ainda têm psicólogos, terapeutas, psiquiatras, médicos e relatórios?
É tempo a mais a fazer tudo e a não ser simplesmente criança.

1 comentários:

Raquel Ribeiro on sábado, 19 de março de 2016 às 09:36:00 WET disse...

Por q só este ano o meu horário permite-me ir buscar onGui mais cedo, e passamos muito tão juntos. Já o pai só chega ao jantar...
Enfim... Mas o curioso é que ele às vezes pede para o ir buscar mais tarde ao ATL para ficar a brincar com os coleguinhas! Uma vez ou outra acedo, porque só tem essa liberdade depois das 18h e se posso ir buscá-lo as 17h vou!

E tens muita razão hoje em dia as crianças têm pouco tempo para brincar!
Beijinhos

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez