segunda-feira, 4 de abril de 2016

Aquilo que somos, passa para os filhos

Postado por Nany às 4/04/2016 01:20:00 da tarde
E não estou a dizer nada de novo, não é que tenha descoberto a pólvora ou uma nova teoria da educação.
Mas a verdade é essa: os meus filhos são stressadinhos como eu, introvertidos como o pai, curiosos como eu, com mais aptidões para gadgets como ele e assim sucessivamente.
Como pais tentamos dar aos nosso filhos a melhor educação que podemos, que consideramos ser aquela que os irá munir das aptidões necessárias para a vivência em sociedade, mas quer queiramos quer não, aquilo que somos, aquilo que fazemos, com consciência ou não, passa para eles, com tudo de bom e mau que disso advém.
E o que isto tem de novo? Nada, absolutamente nada. Como disse, não fiz nenhuma descoberta.
O que queria mesmo, era que me ensinassem como contornar certos comprotamentos de outros, por forma a explicar aos meus filhos o seguinte:
-se eles não podem mentir,
-se eles não podem enganar,
-se eles tem de pensar nos sentimentos dos outros,
-se eles têm de ser honestos, altruístas, politicamente correctos, educados, simpáticos, educados e empáticos
então porque é que:
-lhes mentem?
-os enganam?
-não pensam nos sentimentos deles?
-só são considerados apenas quando são jeito aos outros por serem miudos preocupados e ensinados que têm tempo para tudo: estudar, brincar, ler, ver tv, jogar, etc e tal, e que primeiro estão as obrigações e depois as diversões?
Sim, o que eu quero mesmo é que me digam como passar isto ao meus filhos, a capacidade de perceber quando o outro se quer aproveitar de nós e que, já tão pequenino, por exemplo, se começa a tornar tão, mas tão interesseiro e oportunista.

0 comentários:

 

O Meu Cantinho Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez